Como fazer sua empresa crescer em 2019

Como fazer sua empresa crescer - pessoas fazendo planejamento de negócios em uma mesa

Com a crise econômica e a instabilidade do mercado, muitos empreendedores estão com receio de fazer novos investimentos e acabar no prejuízo. Este ano foi cheio de altos e baixos e encontrar boas oportunidades para crescer tem sido cada vez mais complicado.

As mudanças no modo de consumo da sociedade também têm contribuído para criar um ambiente instável nos negócios, por isso, é importante que as empresas — principalmente as de pequeno porte — saibam se posicionar no mercado atual e aproveitem cada mudança estimada para torná-las em oportunidades de lucro.

Como captar as grandes oportunidades do mercado?

Identificar as principais tendências do mercado e do empreendedorismo é essencial para se diferenciar da concorrência e para criar diferenciais competitivos.

Para isso, é preciso olhar não apenas para os seus produtos e serviços. Mas também para a perspectiva de futuro e ideias inovadoras para aumentar o interesse em sua empresa, fidelizar os clientes que existem e atrair novos clientes.

8 dicas para captar oportunidades

– Manter-se atualizado com as novidades da sua área.

– Observar o que as empresas no exterior estão fazendo e implantar as mesmas inovações antecipadamente no mercado local.

– Investir em diversas estratégias, como as de marketing digital, por exemplo, que é o futuro. Pois hoje o cliente está na Internet e nela busca referências e indicações.

– Fazer um planejamento financeiro para conseguir administrar lucros e eventuais prejuízos de maneira que cause sempre o melhor impacto para a empresa.

– Contar com profissionais capacitados que ajudem no crescimento da empresa como contador, fornecedor e representantes.

– Manter as contas da empresa sempre equilibradas, reduzindo custos desnecessários e tomando cuidado com os negócios bancários e transações de risco.

– Investir em ferramentas que otimizem os processos e tornem o cotidiano mais prático e funcional, ajudando na rentabilidade da empresa.

– Manter a cautela para o próximo ano, pois a economia ainda enfrenta crises e pode melhorar como também pode piorar.

Busca contínua para o crescimento da empresa

Ainda que o mercado não esteja em um momento fácil para o crescimento das empresas, este deve ser sempre o objetivo principal do empreendedor. Ainda que os resultados concretos demorem um tempo para aparecer, a empresa precisa estar sempre atualizada e alinhada com as últimas tendências da sua área, buscando soluções que satisfaçam os clientes.

Por isso, reforçamos a importância de investir em estratégias para alcançar o crescimento almejado. Sem estratégias, a empresa fica mais vulnerável às mudanças do mercado e à crise econômica.

O ideal é que o empresário faça um planejamento para 2019, levando em consideração todos os setores da empresa como departamento pessoal, financeiro, vendas, compras e demais pontos importantes.

Qual a perspectiva para 2019?

Segundo economistas brasileiros, a estimativa para 2019 é positiva, gerando uma perspectiva de recuperação rápida para a economia no Brasil. Ainda assim, há ressalvas e o conselho é que as empresas deem passos cautelosos, estando preparadas para eventuais instabilidades.

Conclusão

Com a crise econômica controlada, os consumidores receberão o incentivo necessário para voltar a consumir mais e, neste momento, as empresas que estiverem mais bem preparadas conseguirão grandes oportunidades de expansão e crescimento.

Mas, independente da visão futura ser de controle da crise, é essencial que a empresa esteja preparada para qualquer quadro econômico, fazendo uso de um bom planejamento financeiro.


Precisando de uma contabilidade ágil, qualificada e completa?Entre em contato conosco para receber uma proposta!

0 I like it
0 I don't like it

Equipe Factor bio.