5 dicas para fazer o seu minimercado crescer

Quer saber como fazer seu minimercado crescer? Neste post você vai receber dicas para colocar em prática e começar a aumentar as vendas. Confira!

Como montar um mercadinho

Os pequenos varejistas estão ocupando cada vez mais espaços no comércio de pequenas e grandes cidades, conquistando clientela e adaptando-se à realidade atual. Ainda assim, o objetivo dos donos de minimercado é o mesmo de todo empreendedor: crescimento.

Crescimento significa mais trabalho, mas também mais lucro e relevância no comércio. Assim, existem algumas práticas e ações que podem ajudar o seu comércio a crescer. Talvez você ainda esteja pensando em abrir um minimercado e é por isso que neste artigo vamos dar algumas ideias de como montar um mercadinho. Além disso, vamos dar dicas incríveis de como fazê-lo crescer. Confira tudo!

Como montar um mercadinho?

Geralmente, um minimercado é montado em locais pequenos e dentro de bairros. Afinal, o mercadinho não é um supermercado, então não precisa de muito espaço para começar a funcionar.

Como fazer minimercado crescer
Como fazer minimercado crescer

Não adianta montar um mercadinho pequeno no centro da cidade, pois você não vai conseguir ganhar dos grandes concorrentes como hipermercados e grandes lojas. Será um verdadeiro tiro no pé. Foque em bairros que tenham muitos moradores e que sejam mais afastados do centro, assim, você conseguirá conquistar clientes fixos com mais facilidade.

Muitas pessoas escolhem montar um minimercado na sua própria casa, usando as peças da frente da residência. Se a Prefeitura da cidade autorizar e conceder o alvará, essa é uma forma mais fácil e prática de começar o seu negócio.

Depois de estabelecer o lugar, você deve ir atrás de fornecedores. Escolha se você vai comprar em atacados, direto de fornecedores ou nos supermercados do centro para revender. Aos poucos, você vai entender os produtos que as pessoas compram mais e pode ir adaptando o seu estoque.

Com essas instruções, você já pode montar um mercadinho. Agora vamos dar 5 dicas de como fazer o seu minimercado crescer. Saiba mais!

#1 Fazer uso do visual merchandising

Visual merchandising contribui para a experiência do cliente

Você já ouviu falar em visual merchandising? Vamos explicar com usar essa estratégia para o crescimento do seu minimercado.

O visual merchandising é uma ferramenta estratégica para trabalhar o ambiente da empresa e atrair mais clientes. A sua principal função é ser uma forma criativa e incentivadora para aumentar as vendas, fazendo com que seu negócio se torne mais procurado pelos consumidores. A ideia do visual merchandising é criar um ambiente com a melhor experiência possível, para estimular a compra e a vontade de voltar.

Veja abaixo as dicas para arrumar o visual do seu minimercado:

  • Produtos bem organizados nas prateleiras e gôndolas
  • Separar os produtos por setores (congelados, frutas, verduras, cereais, etc.)
  • Ambiente bem iluminado
  • Placa externa grande e bem sinalizada
  • Se puder, invista na climatização do ambiente (ar-condicionado, umidificador de ar, etc.)
  • Invista em uma decoração bonita, com letreiros caprichados para indicar os setores de produtos
  • Pintura do ambiente sempre em dia
  • Limpeza e conservação é imprescindível, até porque estamos lidando com alimentos
  • Sempre cuidar a validade dos produtos

Todos esses detalhes contribuem de forma direta para o crescimento do seu minimercado. Se você investir no visual merchandising, o crescimento será uma questão de tempo.

#2 Possuir variedade de marcas e preços

Como montar um mercadinho variedade
Variedade de marcas e produtos fideliza os clientes

O minimercado comercializa produtos de necessidade básica e utilitários do dia-a-dia. A maioria deles são componentes de uma cesta básica, por exemplo. Assim, você precisa ter arroz, feijão, macarrão, óleo, farinha, açúcar etc. Também é interessante ter produtos enlatados, produtos de higiene pessoal e limpeza, laticínios como queijo, iogurte e leite, entre outros produtos.

É importante que o seu minimercado ofereça opções variadas de marcas e preços, pois alguns clientes preferem comprar produtos mais baratinhos, enquanto outros preferem os mais caros e de melhor qualidade. Dessa forma, o seu minimercado irá atender e agradar todos os públicos, fazendo com que continuem comprando de você.Uma clientela fiel faz toda a diferença para o sucesso de um minimercado! Assim, você começa a ter um bom fluxo de caixa e pode fazer sua empresa crescer.

#3 Ter organização financeira e tributária

Como montar um mercadinho organizacao financeira
Organização financeira no controle de contas

Aqui está outro ponto importantíssimo para que o seu minimercado possa crescer. Ter uma excelente organização financeira e tributária faz com que você consiga enxergar de forma mais clara como estão suas despesas e receitas, e se o seu lucro está com bom rendimento.

Algo bem importante, principalmente para o microempreendedor, é saber separar o dinheiro da empresa e o seu próprio dinheiro. O ideal é que você tenha um pró-labore (espécie de salário) e se mantenha com ele, sem ficar tirando dinheiro do caixa da empresa.

Outro ponto importante é o pagamento de tributos, afinal toda empresa tem impostos a pagar, e isso quer dizer que o seu minimercado também vai ter. Porém, com organização e planejamento, você consegue tributar os produtos corretamente, cumprir com as obrigações e ainda ter um bom lucro ao final do mês.

Para conseguir uma excelente organização financeira e tributária, você pode contar com a consultoria de um contador.

#4 Investir em marketing digital

Como montar um mercadinho contabilidade alinhada
Marketing digital essencial para divulgação

Por mais que o seu minimercado seja uma empresa pequena, é preciso fazer marketing digital. Hoje em dia, a maioria das pessoas têm celular com internet, perfil em redes sociais e fazem pesquisas no Google.

Sem dúvida, a internet influencia cada vez mais na decisão de compra das pessoas e é através dela que você pode ganhar mais clientes para o seu minimercado. Invista em um marketing digital bem elaborado, com posts legais, promoções, dicas de produtos e receitas, seja criativo.

As pessoas estão na internet, então a sua empresa também precisa estar. Seja próximo do seu público-alvo e conquiste a confiança e fidelidade deles. As redes sociais são excelentes ferramentas para isso, possibilitando um relacionamento e uma comunicação mais estreita com os seus clientes.

#5 Ter a contabilidade bem alinhada

Como montar um mercadinho: contabilidade alinhada
Contabilidade bem feita para crescimento do negócio

Não é novidade para ninguém que ter uma contabilidade bem alinhada faz total diferença no funcionamento correto de um negócio, por isso, você deve atentar-se a esta necessidade. Se o seu objetivo como gestor é ver o seu minimercado crescer, então precisa contar com serviços contábeis de qualidade para ajudar a sua empresa.

Na gestão de um minimercado, você irá se deparar com diversas questões que o auxílio de um contador ajuda muito, como NFC-e, tributação sobre produtos, imposto de renda, Simples Nacional e demais atribuições à Receita Federal, e todos esses assuntos são recorrentes para um escritório contábil.

Portanto, você terá um ótimo respaldo para sanar dúvidas, entre outros pontos importantes. O trabalho do contador é composto de muitas funções, por isso, torna-se inviável que uma pessoa sem qualificações específicas seja responsável por esse setor. Investir na contabilidade é investir no futuro da sua empresa.

Confira os 7 motivos para investir na contabilidade do seu minimercado

Conclusão

Está na hora do seu minimercado começar a crescer e com as nossas dicas isso já pode virar realidade. Contate-nos e saiba mais, temos um plano contábil perfeito para o seu negócio.

1 I like it
0 I don't like it

Equipe Factor bio.