Pequenas mudanças que geram grandes resultados

empresa - homem utilizando um tablet

No mundo dos negócios, inovar é uma necessidade constante, pois as tendências do mercado mudam rapidamente e as empresas precisam adaptar-se. Deixar a zona de conforto para investir em coisas novas pode parecer desafiador, mas também pode gerar oportunidades incríveis para sua empresa.

O medo de errar acaba travando o futuro de muitos empreendimentos, fazendo com que fiquem estagnados. Assim, as empresas de pequeno e médio porte acabam caindo na mesmice e não crescem de maneira significativa.

A maioria dos empresários têm a ideia de que apenas grandes mudanças são capazes de produzir crescimento, mas a verdade é que pequenas mudanças, aplicadas aos poucos na empresa, são as que geram grandes resultados.

Você quer experimentar um ano de sucesso para a sua empresa?

Então continue lendo este artigo, vamos dar algumas dicas de como obter bons resultados.

Para inspirar você a perder o medo e colocar as ideias em prática, separamos dicas fáceis e que ajudarão você neste processo. Crescer exige mudanças, por isso, não vamos perder tempo. Confira essas dicas:

1. Tenha espírito de liderança, não de chefe

Já foi o tempo em que a relação de chefe e funcionário era pautada somente por mandar e obedecer. Hoje, o que mais traz resultados é uma liderança implantada numa hierarquia horizontal.

Nesse modelo de trabalho o foco é o desenvolvimento, tanto dos colaboradores quanto da empresa como um todo. Por isso, propiciar um ambiente que permita a troca de ideias e o aprendizado faz com que o clima organizacional seja mais fluido e que haja aumento na produtividade.

2. Invista nos canais digitais

É visível que a sociedade mudou muito nos últimos anos, tornando-se cada vez mais digital, e isso significa que o comportamento do consumidor também mudou. Portanto, é indispensável que a sua empresa acompanhe essas mudanças.

Você precisa estar onde o seu cliente está, e com certeza, ele está ativo nos canais digitais. Facebook, Instagram, site e blog são exemplos de mídias sociais em que a sua empresa precisa marcar presença e de uma maneira positiva. Com isso, sua empresa e seus produtos poderão ser encontrados através de mecanismos de busca como o Google, por exemplo, e isso é essencial porque os consumidores buscam tudo na Internet.

Aqui fica também a ideia de abrir um e-commerce — loja on-line — e vender seus produtos através da Internet.

3. Tenha controle e organização

Para manter uma empresa na rota do crescimento, ter controle e organização faz toda a diferença. Sendo assim, seja no estoque, nos arquivos, nas planilhas de controle ou mesmo no ambiente físico em que as equipes trabalham, a organização é uma das mudanças empresariais mais importantes.

Portanto, mesmo que outras atividades pareçam sempre mais urgentes, procure dedicar um tempo somente à organização dos documentos, sistemas e do ambiente. Além disso, procure meios de automatizar as tarefas mais repetitivas, deixando o cotidiano mais prático e produtivo.

4. Faça uma gestão financeira responsável

Você já parou para analisar a sua gestão financeira?

Um dos erros mais comuns, principalmente em empresas de pequeno e médio porte, é a desorganização financeira. Muitos empresários cometem o equívoco de misturar as finanças empresariais com as pessoais e esta prática tem sido responsável por levar muitas empresas à falência. Conheça também os 7 erros mais surpreendentemente comuns de má gestão empresarial e veja qual deles você enxerga no seu negócio.

É fundamental que as despesas da pessoa jurídica sejam separadas da pessoa física, ou seja, a empresa precisa ter uma gestão financeira com responsabilidade e organização. O ideal é que os sócios da empresa mantenham os gastos pessoais apenas com o pró-labore, que é o salário estipulado em contrato.

Analisando a sua gestão financeira, você considera que esteja tudo alinhado ou ainda há pontos que precisam melhorar?

5. Invista na contabilidade da sua empresa

A contabilidade é um setor que exige conhecimento específico e, para isso, é essencial contar com a experiência de um profissional qualificado. O papel do contador é de extrema importância para a saúde do seu negócio.

O contador tem várias responsabilidades que são, entre muitas, a de cuidar da gestão econômica da empresa, apurar resultados, calcular impostos e possui a capacidade de orientar a tomada de decisões em relação às movimentações financeiras.

Com a contabilidade feita da maneira correta, a sua empresa fica em dia com os órgãos governamentais e não corre o risco de pagar mais impostos que deveria. Investir na contabilidade é um passo importante e necessário para a sua empresa crescer.

Conclusão

O ditado popular já diz que “não tem como obter resultados diferentes, fazendo as mesmas coisas”, por isso, as mudanças certas trazem bons resultados. É hora de começar a ser mais profissional no mundo dos negócios e acompanhar a evolução do mercado, transformando o seu empreendimento em uma empresa de sucesso.

Precisa de ajuda para ter grandes resultados no próximo ano?
Entre em contato conosco: contato@factorcontabil.com.br

0 I like it
0 I don't like it

Equipe Factor bio.