7 motivos para você investir na contabilidade da sua empresa hoje

Contabilidade - uma pessoa digitando em um notebook

Contabilidade é o setor responsável pelas movimentações patrimoniais (bens, direitos e obrigações) nas empresas. Através da contabilidade são gerados os demonstrativos econômicos e financeiros que servem de base para diversas operações obrigatórias de qualquer empresa como, por exemplo, os pagamentos de encargos e impostos.

Existem muitos erros que as empresas cometem por falta de conhecimento ou, até mesmo, ausência de uma orientação profissional qualificada. E esses erros podem gerar complicações sérias para as empresas, podendo comprometer a situação desta junto ao Governo.

Hoje em dia, ter uma contabilidade responsável é o básico para a empresa ser bem sucedida. A Receita Federal mantém rotinas de averiguação de todas as informações das empresas e exige relatórios periódicos para cobrança das devidas tributações.

Quer entender melhor o trabalho da Receita Federal?
Leia nosso texto sobre o que a Receita Federal analisa quando olha para a sua empresa e fique por dentro do assunto.

Por que ter um contador é importante?

Ainda que uma empresa seja de pequeno porte, lidar com a contabilidade exige um tipo de conhecimento específico para que o setor funcione corretamente. Além de orientar o cumprimento das obrigações no decorrer das atividades normais da empresa, o contador têm outras responsabilidades.

Negligenciar a contabilidade é uma prática que constitui um forte obstáculo à eficiência da empresa. Além de organizar as contas, a contabilidade é estratégica. As atribuições do contador são, entre muitas, a de cuidar da gestão econômica da empresa, apurar resultados, calcular impostos e possui a capacidade de orientar a tomada de decisões em relação às movimentações financeiras. Por isso, o contador assume parte da responsabilidade sobre as informações que a empresa divulga.

“O papel do contador é de extrema importância para a saúde do seu negócio.”

O trabalho do contador é composto de muitas funções, por isso, torna-se inviável que uma pessoa sem qualificações específicas seja responsável por esse setor. Investir em na contabilidade é investir no futuro da sua empresa.

Conheça agora mais 7 motivos para investir no setor contábil do seu negócio.

1. Perdas de prazos

Algo importante de você entender é que todas as obrigações da empresa para com os órgãos governamentais são regidos por prazos. No ramo da contabilidade, tudo é feito mediante datas, portanto, a perda de prazos resulta em multas. Para a empresa, dependendo do tipo de relatório, a multa pode ser de um valor consideravelmente elevado.

Com um contador responsável, os prazos são uma preocupação a menos para você. Assim como outras funções que são de competência do setor contábil, dentre elas, os parâmetros financeiros.

2. Parâmetros financeiros

Um gestor responsável sabe que a saúde financeira da empresa é algo que deve estar sempre em observação. Para isso, é necessário manter um controle dos fluxos de caixa, monitorando sempre as despesas e receitas da empresa.

O contador é um grande aliado neste quesito, pois o trabalho dele consiste em manter a contabilidade sempre em dia. Assim, é possível observar os lançamentos passivos (contas a pagar, fornecedores, empréstimos, financiamentos, impostos, salários e demais custos) e ativos (saldo disponível em contas no banco e no caixa, contas a receber, estoques e todo o tipo de ativo que a empresa possa ter), além de um diagnóstico da situação financeira da empresa.

Controlando corretamente o financeiro, é possível definir estratégias para aumentar as vendas, supervisionar o estoque e saber se é necessário reduzir custos da empresa.

3. Regularização de documentos

Ter uma empresa também envolve administrar muitos documentos, como contrato social, compra ou venda de bens, carteira de trabalho dos funcionários, etc. Quando muda alguma informação a respeito da empresa (como a saída de um sócio, por exemplo), é necessário que seja feita esta alteração nos documentos para deixá-los regularizados.

Esta função cabe ao contador da empresa e é outra preocupação da qual você não precisa se envolver diretamente. Basta informar ao contador as mudanças que precisam ser feitas, deixá-lo sempre atualizado sobre a empresa. É ele quem vai fazer os trâmites legais.

4. Otimização do tempo

Você já ouviu a expressão “tempo é dinheiro”?

Terceirizar a contabilidade é uma ótima alternativa para agilizar as operações da sua empresa, otimizando o tempo e gerando mais lucro. Há muitas obrigações para administrar um negócio e a contabilidade exige uma grande disposição de tempo, portanto, a terceirização é mais lucrativa para a empresa.

Contratar um contador ajuda a potencializar a produtividade da empresa e causa uma redução de custos expressiva. Isso acontece por não precisar manter um funcionário, economizando com salários, férias e demais encargos trabalhistas.

5. Prevenção de erros contábeis

Existem muitos erros no setor contábil que as empresas acabam cometendo por falta de conhecimento. Normalmente isto ocorre quando a empresa não tem um profissional qualificado para realizar a contabilidade.

Esses erros podem causar multas e problemas com o fisco, por isso, evitá-los é uma tarefa essencial para a saúde do negócio. Um serviço contábil de qualidade exige seriedade e conhecimento específico da área, portanto, manter a contabilidade alinhada é fundamental.

Com um contador sério e comprometido, a sua empresa estará prevenida e segura de erros contábeis.

5. Planejamento tributário

A empresa que não possui um planejamento tributário acaba correndo o risco de pagar mais impostos do que deveria, isto porque não está enquadrada no modelo de tributação mais adequado.

O planejamento tributário é muito mais do que apenas cumprir as obrigações dentro dos prazos e controlar o fluxo de caixa. Estamos falando em planejar, e isso envolve conhecer, analisar, estudar e verificar todas as formas existentes de tributação que envolvem o seu negócio. Para isto, o contador é o seu braço direito.

Este planejamento irá buscar formas de reduzir o pagamento de tributos, buscando a maior economia possível de pagamentos de tributos e da diminuição da carga tributária da empresa.

7. Seguranças nas questões trabalhistas

Sabemos que toda empresa precisa de funcionários e com eles vêm as questões trabalhistas. Funcionários demandam que a empresa esteja sempre de acordo com os direitos do trabalhador, pagando os salários corretamente e mantendo as documentações atualizadas. O contador tem por responsabilidade cuidar para que todos os direitos sejam cumpridos, isso protege a empresa de processos trabalhistas.

O contador é a primeira pessoa a quem você deve recorrer quando houver dúvidas ou questões trabalhistas para solucionar. Os profissionais contábeis possuem o preparo adequado para dar as orientações corretas e isto é muito importante, pois as questões trabalhistas podem ter sérios impactos na empresa.

Conclusão

A contabilidade tem grande influência no sucesso de um negócio. Contar com um profissional qualificado é uma das engrenagens que vai mover a sua empresa em direção ao crescimento com responsabilidade fiscal e tributária. Investir em um contador competente é investir no futuro da sua empresa.

Ainda não possui um contador? Contate-nos sem compromisso: contato@factorcontabil.com.br

0 I like it
0 I don't like it

Equipe Factor bio.