Serviços contábeis prestados por um escritório de contabilidade. Conheça!

Conheça os principais serviços contábeis prestados por escritórios de contabilidade e tenha segurança na hora de contratar um contador.

Serviços contábeis - Factor Contábil escritórios de contabilidade

Você sabe o que faz um contador? Continue lendo e descubra todos os serviços prestados por um escritório de contabilidade.

Antigamente, as funções do contador se resumiam a fazer escrituração e manter os documentos da empresa organizados. Muito por isso, eram chamados popularmente como “guarda-livros”. Era um trabalho mais simples, exigindo pouca especialização e quase nenhum conhecimento específico.

Porém, os tempos mudaram e muitas exigências foram acrescentadas aos contadores, obrigando os profissionais a buscarem mais estudo, conhecimento e qualificação.

Assim, o contador contemporâneo deixou o paradigma de “guarda-livros” e assumiu o papel de contador gestor, prestando serviços que são essenciais para as empresas.

Entre todos os serviços contábeis, vamos destacar os seguintes:
(clique para ir direto no serviço)

Conheça agora cada um desses serviços de maneira mais detalhada. Vamos lá!

Abertura de empresas

Um dos primeiros passos do empreendedorismo é formalizar a sua empresa, o que requer auxílio especializado para passar pelas etapas de abertura com sucesso.

Na abertura de um negócio os serviços de um escritório contábil incluem:

  • Definição do melhor tipo de empresa para formalização.
  • Definição dos códigos de atividade do negócio, por exemplo o CNAE.
  • Definição do melhor regime tributário para enquadramento.
  • Escolha de indicadores financeiros para gestão do negócio pós-abertura.
  • Escolha de plano de serviços contábeis mais adequado ao empreendimento.

Os serviços do contador auxiliam e orientam o dono da empresa não só com a abertura. Mas com uma assessoria que fará diferença depois que o negócio estiver juridicamente em funcionamento.

É no momento de abertura que a empresa é constituída na categoria mais adequada, por exemplo, Microempreendedor Individual (MEI), Empresa de Pequeno Porte (EPP) ou Microempresa (ME).

Alterações contratuais e documentais

Continuando o assunto de abertura de empresas, vamos citar o serviço de redigir e organizar as documentações, como o contrato social e as alterações que podem surgir.

O contrato social é um documento em que constam todos os dados importantes sobre a empresa, ou seja, o número do CNPJ – Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica, o endereço da empresa, os dados dos sócios, a divisão de quotas, o valor dos pró-labore e diversas outras informações pertinentes à empresa.

O contador também faz os trâmites para a empresa ter documentos como a Inscrição Estadual, Alvará de funcionamento, entre outras.

Por vários motivos, pode ser necessário fazer alterações nesses documentos e isto também é um serviços do contador. Independentemente do motivo, o contador também deve ser buscado para realização de alterações por conta do entendimento da legislação e de procedimentos necessários à efetivação.

Baixa de CNPJ e encerramento de empresas

Para encerrar as atividades de uma empresa, é preciso realizar vários procedimentos legais, contábeis e tributários.

Já a baixa de CNPJ, de matriz ou de filial, deve ser solicitada até o 5º dia útil do segundo mês subsequente à ocorrência de encerramento da liquidação judicial, extrajudicial ou conclusão do processo de falências.

Para fazer a baixa de CNPJ e encerramento de empresas, é preciso que seja efetuado por um contador confiável e qualificado, para passar pelos processos burocráticos.

Escrituração contábil, fiscal e trabalhista

Esta função não é apenas registrar as movimentações financeiras e emitir os livros e documentos contábeis.

Também é necessário organizar os documentos e informações que dão base à escrituração, de acordo com as normas contábeis, fazendo a seleção dos documentos idôneos para base da contabilidade, a conciliação bancária, a conferência de débitos e créditos após os registros e

emissão de balancetes mensais de conferência.

Agora com a era da internet, os relatórios são feitos por meio digital. Confira mais:

SPED

Sigla para Sistema Público de Escrituração Digital, um sistema que a Receita Federal disponibiliza para o envio das informações de natureza fiscal, contábil e previdenciária.

SPED Fiscal

Substitui a escrituração em papel pela EFD – Escrituração Fiscal Digital, composto por registros de apuração de impostos referentes às operações do contribuinte, arquivos digitais de documentos fiscais e de informações pertinentes aos fiscos e da Secretaria da Fazenda.

SPED Contábil

É a substituição da escrituração em papel pela ECD – Escrituração Contábil Digital, por meio do qual é transmitido o Livro Diário, Livro Razão, Livro Balancetes Diários, Balanços e outros documentos.

eSocial

Sistema de Escrituração Digital das Obrigações Fiscais, Previdenciárias e Trabalhistas que unifica a entrega das obrigações no âmbito trabalhista. Saiba mais em nosso artigo sobre o eSocial.

Processos de departamento pessoal

O Departamento Pessoal (DP) é uma área especializada na gestão dos funcionários da empresa. Algumas empresas possuem DP interno, mas a maioria terceirizam esse serviço ao contador.

Esse serviço inclui todos os assuntos relacionados aos funcionários:

  • Calcular os salários
  • Gerenciar e emitir a folha de pagamento
  • Lançar as férias
  • Gerenciar benefícios
  • Organizar atestados
  • Lançar documentos contratuais
  • Lançar documentos demissionais
  • Gerenciar a marcação de ponto
  • Fazer os passivos trabalhistas

O contador fica responsável pelas questões burocráticas, garantindo a correta emissão e gerenciamento de documentos. Dessa forma, há mais agilidade e eficiência no controle desses fatores. Além disso, ele é fundamental para o cumprimento de normas trabalhistas.

Como fazer a sua empresa crescer em 2019

Declaração de IRPJ

O IRPJ – Imposto de Renda da Pessoa Jurídica é o principal tributo em arrecadação do país, e tem como objetivo, a redistribuição da receita acumulada para o financiamento de políticas públicas.

A obrigatoriedade da declaração do IRPJ é destinada a todas as empresas com Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica – CNPJ.

Além disso, entram nesta lista as empresas individuais com ou sem registro, instituições estatais, estabelecimentos em estado de falência, negócios rurais e, até mesmo, prestadores de serviços informais (Autônomos).

Esta declaração também é uma função atribuída ao contador.

Consultoria em gestão financeira

A consultoria do contador relacionada à gestão financeira é extremamente benéfica para o gerenciamento de um negócio.

Em resumo, esse tipo de auxílio serve para aperfeiçoar continuamente a gestão da empresa, tendo percepções e ideias para melhoria organizacional. A partir das análises do contador, o empreendedor pode agir para qualificar o negócio e resolver problemas com antecedência.

Você quer experimentar um ano de sucesso na sua empresa? Leia nosso artigo Pequenas mudanças que geram grandes resultados e saiba como.

Consultoria em planejamento tributário

Com um planejamento tributário, a empresa pode elaborar meios para a redução de custos, impostos e obrigações, por meio de ações permitidas pela legislação.

A consultoria em planejamento tributário é outro serviço que o contador pode oferecer. Nem todos os profissionais da contabilidade prestam este serviços, mas muitos sim e você pode contar com essa ajuda para a sua empresa.

Cálculo e emissão de guias de impostos

É o processo de apurar os tributos da empresa e entregar as guias de pagamento ao empreendedor.

Além disso, o serviço do contador também é observar se a carga tributária está adequada à empresa ou se outro regime de tributação é melhor para o empreendimento.

Atualmente, no Brasil, existem três tipos de regimes de tributação: Lucro real, Lucro presumido e Simples Nacional.

Para empreendimentos que são Microempresa (ME), Empresa de Pequeno Porte (EPP) e Microempreendedores Individuais (MEI) o regime do Simples Nacional é o mais recomendável, na maioria das vezes.

Parcelamento de impostos

A legislação tributária oferece aos contribuintes inadimplentes a possibilidade de regularizar sua situação mediante o parcelamento dos seus débitos tributários.

Portanto, outra função que é atribuída ao contador, é o parcelamento de impostos.

Quando a empresa possui débitos em aberto com a Receita, o contador é responsável por encaminhar o pedido de adesão ao parcelamento e fazer todos os processos burocráticos. Assim, a empresa pode ficar em dia com a Receita Federal.

Descubra o que a Receita Federal analisa quando olha para a sua empresa

Por que terceirizar o serviço contábil em vez de ter a contabilidade na empresa?

Lidar com a contabilidade exige um tipo de conhecimento específico para que o setor funcione corretamente, por isso, os serviços contábeis são indispensáveis.

Com a contabilidade feita da maneira correta, a sua empresa fica em dia com os órgãos governamentais e não corre o risco de pagar mais impostos que deveria. Investir na contabilidade é um passo importante e necessário para a sua empresa crescer.

O trabalho do contador é composto de muitas funções, por isso, torna-se inviável que uma pessoa sem qualificações específicas seja responsável por esse setor. Investir em contabilidade é investir no futuro da sua empresa.

Terceirizar esse serviço é melhor porque ter um contador sendo funcionário da empresa gera mais custos do que o serviço terceirizado.

Confira Por que investir em contabilidade?

Conclusão

Não resta mais dúvidas, a contabilidade tem grande influência no sucesso de um negócio!

Por isso, contar com o trabalho de um profissional responsável e qualificado é fundamental para a saúde do empreendimento.

Quer que esse seja um ano incrível para a sua empresa?
Seja um cliente Factor Contábil!

0 I like it
0 I don't like it

Equipe Factor bio.